Crítica | Noé

Épico bíblico tem suas qualidades... e fraquezas
Épico bíblico tem suas qualidades... e fraquezas


Título Original: Noah
Lançamento: 03 de abril de 2014
Gênero: Aventura, Drama.
Elenco original: Russell Crowe, Ray Winstone, Jennifer Connelly, Emma Watson, Anthony Hopkins, Logan Lerman, Douglas Booth.
Direção: Darren Aronofsky.
NOTA:

Como já conhecida, a história do filme segue Noé (Russell Crowe), que vive com a esposa Naameh (Jennifer Connelly) e os filhos Sem (Douglas Booth), Cam (Logan Lerman) e Jafé (Leo McHugh Carroll) em uma terra desolada, onde os homens perseguem e matam uns aos outros. Um dia, Noé recebe uma mensagem do Criador de que deve encontrar Matusalém (Anthony Hopkins). Durante o percurso ele acaba salvando a vida da jovem Ila (Emma Watson), que tem um ferimento grave na barriga. Ao encontrar Matusalém, Noé descobre que ele tem a tarefa de construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que acabará com a vida na Terra, de forma a que a visão do Criador possa ser, enfim, resgatada.

O ambicioso e polêmico projeto de Aronofsky começou a ganhar notoriedade desde que mostrou certa distância da história original contada na bíblia. Esta diferença não é muito notável, mas suas intenções se diferenciam um pouco das do original.

No filme, tudo gira em torno da humanidade e o que ela fez com a Terra durante os anos de sua existência, contando desde os primórdios da nossa raça, até o inevitável fim. Noé e sua família são praticamente refugiados da civilização e vivem às custas do pouco que a terra lhes oferece. A força divina é quase que retratada como uma força da natureza e suas decisões ficam em aberto ao espectador. É Noé quem recebe a mensagem e é ele quem acaba decidindo o futuro da humanidade, que implica nele uma confusão emocional e uma desavença entre sua família. Falando em família, os atores Russel Crowe e Jennifer Conelly conseguem sustentar a trama e fornecem dramaticidade e profundidade necessárias para os seus personagens. O elenco jovem também não decepciona e cumpre o que lhes foi imposto - destaque para Logan Lerman em uma de suas melhores atuações (ou seria a menos pior?).

Toda a emoção, porém, não é imposta só pelo elenco, que aliás mostra uma incrível força ao demonstrar todos os problemas que enfrentam ao seguir as ordens do criador. A direção de Aronofsky e a incrível fotografia proporcionam um espetáculo visual inesquecível (as cenas realizadas para resumir a nossa criação e evolução são belíssimas). A maneira com que o diretor retrata suas cenas é esplêndida. Com cenários e efeitos efeitos especiais muito bem trabalhados, o diretor impôs um estilo épico ao drama (mesmo que tenha mantido uma crueza necessária) e conseguiu, de maneira brilhante, conciliar com uma trama consistente e roteiro bem escrito. Uma pena que o diretor optou por adicionar os chamados Guardiões, anjos que cuidavam do Éden e foram expulsos para a Terra, de maneira muito fantasiada (que remetem até à trilogia Senhor dos Anéis). Esta tentativa, aliás, destoou um pouco o real sentido do filme, que preferiu se tornar um épico aventureiro e deixar de lado o estilo de "filme pra família". A trilha sonora também proporciona ótimos momentos no cinema.

Noé, afinal, reconta de maneira profundamente humana e épica uma das mais conhecidas histórias bíblicas e deixa de lado a religião para impôr uma trama mais específica. Mesmo assim, perde sua originalidade ao tentar se tornar um épico de aventura. A dica é esquecer a origem da história e correr no melhor cinema para assistir um dos filmes mais completos da atualidade - ainda melhor em 3D.
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O CINEVERSO é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem-vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon