Crítica | Gravidade

Uma verdadeira obra de arte visual, com incrível apelo emocional
Uma verdadeira obra de arte visual, com incrível apelo emocional


Título Original: Gravity
Lançamento: 11 de outubro de 2013
Gênero: Ficção Científica, Suspense, drama.
Elenco: Sandra Bullock, George Clooney.
Direção: Alfonso Cuarón.
NOTA:

Em uma época em que é difícil vermos uma ideia original e boa sendo mostrada nas telonas, Cuarón nos presenteia com um projeto inusitado, de qualidade, que funciona muito bem...

Em Gravidade, Sandra Bullock interpreta a Dra. Ryan Stone, uma brilhante engenheira médica, em sua primeira missão espacial com o astronauta veterano Matt Kowalsky (Clooney), no comando do seu último voo antes de se aposentar. Mas durante uma aparentemente rotineira operação espacial ocorre um acidente. A nave é destruída e todo tipo de comunicação é cortado, deixando Stone e Kowalsky à deriva em um ambiente de total escuridão.

Cuarón consegue, de fato, transmitir a sensação de estar perdido na escuridão e no silêncio do espaço. Transmitir, também, o espectador para dentro do filme, lutando contra a gravidade e, acima de tudo, lutando para não se entregar nesse mar de emoções e claustrofobia. É praticamente impossível não se encantar com o filme e com a dimensão alcançada pelo diretor. A maneira como a câmera também "sofre" com a gravidade é impactante e nos deixa testemunhar, de forma tão real, o que se passa - ela também nos permite uma visão privilegiada dos que os astronautas estão visualizando. Somos transportados à um passeio sideral extremamente detalhado e criativamente natural, que não estamos habituados a ver, nem sentir.

"Sentir" é a palavra certa para o medo e a insegurança que Stone transpassa. Essa sensação que nos deixa aflitos e estagnados à cada minuto da projeção. Um feito não só conseguido pelo ótima direção e produção, mas também pela impecável atuação de Bullock, que consegue, mais uma vez, surpreender. A atriz está tão segura no papel, que é difícil acreditar que está mesmo atuando. Cada pedacinho de emoção que um ser humano possa sentir em um momento como o qual sua personagem passa é mostrado maravilhosamente bem por Bullock.

O longa não só é uma tremenda obra de arte visual, como também concilia o conceito estético com o drama genuíno. Poucos filmes se saem bem nesse quesito, mas Gravidade consegue, de maneira brilhante e muito criativa, resolver esse problema.

O mérito do filme não está apenas na excelente direção de Alfonso Cuarón, na incrível direção de arte, nos ótimos efeitos especiais e na esplêndida atuação da protagonista. A impressionante trilha sonora de Steven Price enriquece ainda mais o conteúdo do longa e adiciona um suspense melancólico muito bem trabalhado.

O trabalho fantástico da parte visual, fez com que os efeitos tridimensionais ficassem impecáveis. Simples, mas eficiente, o 3D de Gravidade é rico no detalhamento dos "objetos" em cena e surpreende o espectador com uma bela profundidade. Tudo fica ainda melhor quando se assiste em uma sala IMAX (se tiver essa opção, não descarte-a).

Uma verdadeira obra visual e emocional, o novo filme de Cuarón merece ser visto pelos cinéfilos aflitos por novidades, fãs de ficção-científica e, principalmente, por amantes de cinema. Gravidade é uma composição artística que prova que a inovação e criatividade cinematográficas ainda existem.
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

2 comentários

Click here for comentários
Pedro Paschoal
admin
9/10/13 22:10 ×

estou louco pra ver ! Depois da crítica entao....

Reply
avatar
Rodrigo
admin
15/10/13 00:48 ×

Assisti em IMAX 3D aqui em Porto Alegre!
Simplesmente incrível isso define esse filme.


Prevejo Oscars!

Reply
avatar

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O CINEVERSO é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem-vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon