Crítica | No Limite do Amanhã

Trama inteligente e qualidade técnica fazem deste um dos melhores filmes do ano
Trama inteligente e qualidade técnica fazem deste um dos melhores filmes do ano


Título Original: Edge of Tomorrow
Lançamento: 29 de maio de 2014
Gênero: Ação, Ficção Científica.
Elenco original: Tom Cruise, Emily Blunt, Bill Paxton, Noah Taylor, Jonas Armstrong.
Direção: Doug Liman.
NOTA:

Sabe quando inúmeros blockbusters saem nos cinemas para aproveitar o verão norte-americano e existe aquele filme que fica bem escondidinho mas tem muito o que mostrar? Assim é No Limite do Amanhã...

No filme, Bill Cage (Tom Cruise) é obrigado a juntar-se às Forças Armadas quando os alienígenas Mimics começaram a dizimar a população terrestre. Na linha de frente no dia do confronto final, Cage acaba condenado a voltar sempre ao dia anterior do ocorrido. Preso no tempo, ele desenvolve suas habilidades e com a ajuda de Rita Vrataski (Emily Blunt), a mais forte soldado da Unidade Americana de Defesa, ele tenta descobrir o segredo de sua viagem no tempo e como mudar o curso da batalha.

É louvável a maneira como o o diretor Doug Liman consegue explorar o lado da ficção científica do filme, sem deixar de lado a ação. Com uma direção de filmagem muito bem elaborada, que pode ser bem lembrada de seus filmes A Identidade Bourne e Jumper, Liman adiciona um ritmo frenético às batalhas, sem perder a noção de espaço em que filma. Administrando muito bem seu elenco e equipe técnica, o diretor consegue dar identidade às suas cenas e, assim, criar um espetáculo visual deslumbrante - à começar pelo design de seus alienígenas, que parecem assustadoramente belos e complexos.

Isso tudo, porém, não atrapalha na hora de contar história. O roteiro de Christopher McQuarrie e Jez Butterworth consegue dar humanidade à seus personagens e, assim, colocar um tom dramático que funciona perfeitamente. Administrando muito bem as determinações de cada um, a trama prende o espectador com um enredo pouco convencional. E a inteligência deste texto é que faz o filme ser tão bom quanto as mais celebradas ficções científicas. Não é confuso, muito menos enfadonho - é complexamente raro. O final do filme, porém, pode decepcionar pela falta de reais sacrifícios. Se os últimos 4 minutos tivessem sido cortados, teríamos um verdadeiro e inabalável conto heroico.

Mas é nesta nova superprodução que vemos um Tom Cruise mais humano, mais vulnerável. Enquanto teme ter de servir à pátria no campo de batalha, seu personagem tem uma singularidade muito bem explorada pelo ator, enquanto vemos uma gradativa evolução nas habilidades dele durante sua missão. Porém, é Emily Blunt quem rouba a cena, ao melhor estilo girl-power. Sua feminilidade, apesar da força, equilibra a trama e, com sua forte atuação e beleza, cria uma das mais icônicas personagens do gênero.

A montagem de som, juntamente com a ótima trilha sonora, também tem seus méritos, pois adiciona um tom mais épico ao filme. A perfeita sonoridade das batalhas resultam em um primoroso realismo dos sons e, com isso, somos puxados para dentro do caos - algo que o mediano 3D também ajuda. Os efeitos tridimensionais, aliás, ficaram bons e, mesmo sendo o resultado de uma conversão, conseguem proporcionar uma profundidade de campo um pouco satisfatória. Em algumas cenas também é possível ver objetos saltando para fora da tela, mas é perceptível que filme não foi pensado no formato.

Afinal, com uma singela beleza cinematográfica e uma trama inteligente, No Limite do Amanhã consegue trazer uma trama inédita ao público e ser um dos filmes mais bem elaborados dos últimos anos. Não é um filme de super-heróis, mas sim de heróis dos quais nos identificamos e queremos ser um dia. Não deixe este filme passar batido - dê uma chance à ele e aproveite um dos melhores filmes do ano - que pode se tornar um clássico nas próximas décadas.
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo »

2 comentários

Click here for comentários
Sérgio Oliveira
admin
26/5/14 22:02 ×

Atualmente, eu considero os filmes convertidos como os que tem o melhor 3D, pois o diretor pode alterar a profundidade durante a conversão. Quando é filmado, o diretor não possui essa liberdade de aumentar o 3D em determinada cena e diminuí-la em um diálogo, por exemplo. Quero muito ver esse filme em XD (onde eu moro não tem IMAX), parece que vai ser realmente muito bom... Ansioso

Reply
avatar
Gustavo Lucena
admin
17/9/14 18:14 ×

ainda não assisti ao filme, mas acabei de ler o mangá e achei muito bom! Uma light novel de 17 capítulos que te prende muito facilmente! espero que o filme seja tão empolgante quanto o mangá foi!

Reply
avatar

POLÍTICA DE COMENTÁRIOS: O CINEVERSO é um espaço público e coletivo. Todos os comentários e opiniões são muito bem-vindos, mas para que tenhamos um ambiente agradável, precisamos respeitar os princípios básicos da boa convivência. Quaisquer comentários ofensivos, que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP, invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa, ou que não estejam de acordo com os assuntos tratados no site, serão excluídos e o autor dos mesmos estará sujeito a banimento. Caso você veja algum comentário ofensivo, que você acha que precisa ser eliminado, por favor, sinalize-o para os moderadores do site. Desde já agradecemos a sua colaboração! ConversionConversion EmoticonEmoticon